Goiaba um Surper Alimento




A goiaba tem cheiro marcante e sabor muito agradável é uma fruta originária da América Central e do Sul e muito apreciada no Brasil e no mundo. Sua polpa é suculenta e pode ser de várias cores, as mais comuns são a vermelha e a branca, mas existem também as rosas e amarelas. A casca é verde ou amarelo claros,  Suas sementes são comestíveis. Quando ainda está verde a fruta é bastante firme e conforme amadurece se torna macia e mais sensível.

Propriedades da Goiaba

O consumo de goiaba traz muitos benefícios para a saúde pois ela é  contêm  minerais e vitaminas e quantidades consideráveis de fibras.
Uma porção de 100g de goiaba, o que equivale a uma unidade média, fornece 54 calorias distribuídas da seguinte forma: 13 g de carboidratos, 1,5g de proteínas e aproximadamente 0,6 g de gorduras. Contém ainda uma quantidade bastante grande de fibras, cerca de 5g, não contém colesterol nem sódio.
 Rica em vitamina C, 100g contém 80 mg da vitamina, quase o dobro da recomendação diária pela legislação brasileira.

O potássio pode chegar a mais de 400 mg em 100g, até mais do que a banana. A fruta contém ainda, vitamina A, licopeno e outros antioxidantes, que são extremamente benéficos contra os efeitos dos radicais livres.



Benefícios da Goiaba para Imunidade


  Excelente fonte de vitamina C e Antioxidantes a goiaba  contém 228 mg de Vitamina C, que é igual a 338% da necessária diária ou seja 3x mais do que o necessário. Com o aumento da função do sistema imunológico, seu corpo fica  protegido contra doenças comuns como tosse, resfriado e gripe e contra infecções.

Otimo alimento para diabéticos

A goiaba tem um baixo índice glicêmico e é rica em fibras. Esses fatores auxiliam a evitar picos de glicose e insulina sanguíneas, que devem ser muito bem controlados em pacientes com diabetes.
Estudos ainda apontam que a goiaba, além de auxiliar o controle, pode ter ajudar a prevenir o desenvolvimento de diabetes tipo 2.




 Melhora da Saúde cardiovascular

A goiaba é rica em potássio, um importante nutriente para a saúde do coração e vasos sanguíneos Ela ajuda na melhora o balanço entre sódio e potássio no organismo, ajuda a reduzir a pressão arterial em pacientes hipertensos, a reduzir triglicérides e colesterol ruim (LDL), a aumentar o colesterol bom (HDL) e com isso prevenir uma série de doenças cardiovasculares .

 Melhora da Saúde dos Olhos

Apesar de não ser uma fonte tão boa quanto as cenouras, a goiaba é muito rica em vitamina A, em 100g encontramos cerca de 20% das recomendações diárias. A vitamina A é extremamente importante para a saúde visual, ela previne a degeneração macular, o desenvolvimento de cataratas e de cegueira noturna.

Favorece o desenvolvimento fetal

 O ácido fólico é essencial para a formação do sistema nervoso do feto. A goiaba é também fonte de folato, por isso pode ser consumida durante a gravidez para ajudar as mães a atingirem os níveis adequados desse nutriente e garantir o desenvolvimento dos bebês .

 Anti-inflamatórios e antibacterianas

As folhas da goiabeira, ainda possuem efeito anti-inflamatório e combatem infecções. Por isso o suco feito com elas pode ser usado para dores de dente e infecções bucais e outros tipos de inflamações.

Previne a anemia

Graças à vitamina C, a goiaba é capaz de melhorar a absorção de ferro pelo corpo.  A ingestão da fruta é bom para prevenir ou tratar a anemia, doença muito comum entre nós mulheres, devido à perda de sangue nos períodos menstruais.

 Previne a constipação

A goiaba é extremamente rica em fibras alimentares. Uma unidade pode fornecer cerca de 12% das suas necessidades diárias de fibras. As fibras garantem um bom trânsito intestinal pois retém água no interior do intestino, aumentam o bolo fecal e estimulam a eliminação mais rápida das fezes. Isso é excelente para quem sofre com constipação.

Pele Jovem e Saudável

Várias substâncias presentes na goiaba ajudam na manutenção da saúde e prevenção do envelhecimento da pele. Vitaminas A e C, licopeno, caroteno e outros antioxidantes, protegem contra os danos de radicais livres que levam ao envelhecimento precoce e formação de rugas linhas e marcas de expressão, e auxiliam na renovação celular.

Ajuda a relaxar

A goiaba também contém magnésio que  ajuda a melhorar estados de estresse.  Assim consumir goiaba regularmente pode ajudar no controle da tensão, do humor e relaxar músculos e nervos por ajudar a suprir as quantidades de magnésio que o organismo precisa para se manter em bom funcionamento.

Previne o câncer

A fruta é extremamente rica em antioxidantes, fitonutrientes e flavonoides. Esses nutrientes são altamente potenciais contra qualquer tipo de câncer, como o de mama, próstata, pele, pulmonar e de cólon. Além disso, estudos comprovaram que o extrato da fruta possui atividade antitumoral.
Fica a Dica!!!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Benefícios da Lentinhas

Benefícios do Alho

Cuide da sua Saúde