Benefícios da Lima -da-Pérsia


                                  Lima-da-Pérsia 

Lima-da-Pérsia é um fruto da família do limão que apresenta diâmetro de cerca de 6 cm com a casca amarelada após o amadurecimento. O aroma do fruto é peculiar e seu interior é amarelado quase sem sementes.
Esses frutos têm sua origem na Índia e no sul da Ásia. No Brasil, são encontrados facilmente em alguns surper mercados .
Bastante usados porque, em comparação com frutos da mesma família, têm um aroma mais forte, são maiores, duram mais tempo sem perder seus benefícios, são capazes de sobreviver em qualquer clima e não apresentam o gosto azedo de alguns limões e limas.
A lima-da-Pérsia pode ser facilmente confundida com uma laranja pelo seu grande tamanho.
 A lima-da-Pérsia  também é  conhecida como lima doce.


Ajuda a Desintoxicar o Figado


Devido ao seu alto teor em vitamina C, a lima da pérsia tem sido bastante utilizada como desintoxicante. Ela pode ser utilizada para desintoxicar o fígado, eliminar toxinas do sangue e limpar o sistema linfático.

 Contra Resfriados

O alto teor de vitamina C e as propriedades antioxidantes presentes na lima-da-Pérsia ajudam o organismo a lutar contra resfriados e evitar complicações.

 Digestão

A lima-da-Pérsia é uma ótima fonte de fibras solúveis.  Apresentando assim  diversos benefícios para a saúde, incluindo uma melhora no processo digestivo e ajuda na perda de peso. E ainda   ajudam na manutenção dos níveis de colesterol.


Ajuda na prevenção do câncer

A lima-da- Pérsia tem uma  substâncias chamadas bioflavonóides, que previne o desenvolvimento de alguns tipos de câncer devido ao seu poder antioxidante, que diminui a quantidade de radicais livres, que podem, gerar um câncer.
Reduz o risco de cálculos renais
O cálculo renal pode se formar quando o seu organismo acumula minerais ou quando a urina está muito concentrada.
Uma das causas das pedras nos rins são baixos níveis de citrato na urina. Diversas frutas e vegetais como a lima-da-Pérsia podem ajudar a aumentar os níveis de citrato na urina, reduzindo assim o risco de desenvolver um cálculo renal.

Combate a diabetes

 Rica em vitaminas, a lima-da-Pérsia também é rica em minerais. Existem alguns médicos que indicam dietas que incluem a lima-da-Pérsia para diabetes. Isso ocorre porque os minerais presentes na fruta, como potássio, por exemplo, ajudam a regular os níveis de insulina no organismo, o que, consequentemente, reduz o acúmulo de açúcar no sangue.

Saúde do cérebro

Os flavonóides presentes na lima-da-Pérsia são capazes de ajudar a diminuir a incidência de doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson, ambas causadas pela degradação das células do sistema nervoso. 
As propriedades anti-inflamatórias dos flavonóides conseguem ajudar a proteger as células neurais de eventos que causam a deterioração do sistema nervoso, diminuindo o risco de doenças degenerativas e melhorando a função cerebral.



 Aumenta absorção de ferro

 A inclusão de alimentos ricos em vitamina C e ricos em ferro na dieta ao mesmo tempo maximizam a capacidade do corpo de absorver o ferro.
Uma ideia de misturar os dois nutrientes é usar a lima-da-Pérsia no tempero de saladas que contêm espinafre ou grão de bico, ambos ricos em ferro.

Saúde da pele

A vitamina C, quando consumida em sua forma natural, ou seja, em produtos frescos como frutas e vegetais, pode ajudar a combater os danos causados pela exposição excessiva ao sol e à poluição, além de reduzir problemas como rugas e melhorar a textura  geral da pele. 
Além das propriedades antioxidantes que lutam contra esses problemas na pele, a vitamina C também é necessária para a produção e manutenção de colágeno, principal constituinte estrutural da pele e cabelos.

 A lima da pérsia  trazer  benefícios para a nossa saúde, por isso não deixe de a adicionar ao seu cardápio 

 Fica a Dica!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Benefícios da Lentinhas

Benefícios do Alho

Cuide da sua Saúde