Benefícios da Fava

 


A fava tem muitos  benefícios para a saúde, ela é muito conhecida principalmente  no  nordeste brasileiro . 

A fava é da família das Leguminosas. Planta de poucos ramos, folhas compostas ovais aredondadas, de coloração verde ou cinza. O fruto é uma vagem peluda e viscosa. 

Existem  outras plantas denominadas de favas, dentre as quais pode-se destacar, por suas virtudes terapêuticas, as seguintes: Fava-do-brejo (Fava vesca); fava-de-cabalar.

A fava é  rica em diversos nutrientes,  como proteínas, fibras alimentares, possui um baixo teor de gordura, livre de gordura saturada , vitaminas e minerais, quando consumidos como parte de uma dieta saudável , pode oferecer grandes benefícios para a saúde.
          

            Fava é  fonte de Ácido fólico e Manganês


Fava é uma excelente fonte de Manganês e Ácido fólico. O primeiro  desempenha um papel importante com a proteína e o metabolismo dos carboidratos, o Ácido fólico é conhecido por ser fundamental para a saúde cardíaca, imunológico, e a síntese de glóbulos vermelhos do sangue.

                           Fava contra a Depressão


 A Fava ajudar na luta contra a depressão. De acordo com estudos, elas são rica em aminoácido chamado dopamina, ela ajuda e melhorar o humor, portanto, ajudar a aliviar quadros depressivos.

                                     Bem Para o Coração

 Excelente fonte de nutrientes que suportam a saúde cardiovascular, elas são ricos em fibras alimentares, fornecendo 9 g por 1/4 de copo. Lembrando, que ela é uma boa fonte de ambos os tipos de fibras, solúveis e insolúveis, mas são especialmente ricos em fibras solúveis.

                              Controla o apetite


Com alta concentração de fibras e proteínas, a fava  ajudar a aumentar a sensação de saciedade no estômago, o que o torna ideal para quem está em uma dieta de emagrecimento. Esses nutrientes podem controlar o apetite, evitando que se coma mais calorias ao longo do dia.
A fava tem baixo teor calórico, já que ½ xícara dele em sua versão cozida é capaz de fornecer apenas 95 calorias.



                        Trata o Mal de Parkinson
A fava é um alimento rico em levedopa, uma substância química que você pode encontrar em remédios usados para tratar a doença de Parkinson. Estima-se que 85 gramas do alimento pode lhe proporcionar um rendimento de 50 mg a 100 mg deste produto químico, o que pode ser ideal para aliviar os sintomas da doença.

          Previne o envelhecimento precoce



 Rica em vitamina C, um  excelente  antioxidante,ao consumir a leguminosa, você pode combater os radicais livres presentes no organismo, bem como o estresse oxidativo e outros danos causados por eles às células, e prevenir o envelhecimento precoce da pele.



                                      Saúde Óssea                   

O Manganês presente na fava  ajudar a reduzir a perda óssea, particularmente em mulheres mais velhas e sedentárias mais inclinadas a fraturas ósseas.

Fica a Dica!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Benefícios da Lentinhas

Benefícios do Alho

Cuide da sua Saúde