Benefícios do Limão.

                               Benefícios do Limão.       

O limão é uma fruta cítrica  e pode ser encontrado em diversas variedades, rica em  vitamina C, conhecida por seus benefícios à saúde e também à beleza. Ela age  contra os radicais livres e tem ação na renovação celular,  sendo assim ajuda a melhorar a saúde como um todo e a rejuvenescer de dentro para fora.
O limão também serve como antibactericida e antiviral, ajuda na digestão, combate vermes, ajuda no combate ao estresse, à ansiedade e a depressão

Equilibra os níveis de pH do sangue

Os limões  tem  propriedades alcalinas. Eles são ácidos por si, mas quando processados pelo organismo se tornam alcalinos.Os limões contem ácidos cítrico e ascórbico, ambos facilmente metabolizados permitindo que os componentes minerais melhorem os níveis alcalinos do organismo. Beber limão com água regularmente ajuda a remover a acidez do corpo, incluindo o ácido úrico nas juntas, uma das principais causas de dores e inflamações.


Ajuda a digestão.  

O sumo de limão elimina matérias indesejáveis e toxinas. A sua composição  é semelhante à da saliva e fluidos digestivos.  Ajuda o fígado a produzir bílis, ácido essencial para a digestão. Os limões são também ricos em minerais e vitaminas que ajudam a soltar toxinas do trato digestivo. As propriedades digestivas do sumo de limão aliviam sintomas de indigestão como azia, arrotos e flatulência.

 Combate os radicais livres

O limão é uma excelente fonte de vitamina C, um dos antioxidantes mais importantes na natureza. A vitamina C é um dos principais antioxidantes solúveis encontrados em alimentos. Ela circula nos meios aquosos do humano neutralizando os radicais livres.

Bom para  humor e reduz a ansiedade

O óleo de limão possui atenuador de ansiedade (ansiolítico), um tipo de antidepressivo através da modulação de neurotransmissores.


Ajuda na prevenção de doenças cardíacas

Tomar suco de limão é benéfico para pessoas que sofrem de problemas cardíacos porque ele contém potássio. Ele controla a tensão arterial elevada, e os sintomas que ela causa como tonturas e náuseas, porque proporciona uma sensação calmante. Por isso também é comumente usado para reduzir o stress mental e a depressão.

Ajuda o sistema imunológico

A vitamina C  fortalecer o sistema imunológico  é proteger o organismo de doenças, como resfriados, gripes e infecções de ouvido recorrentes. Manter uma dieta saudável, rica em fontes de vitamina C traz benefícios importantes durante os meses de inverno, quando os níveis de atividade física tendem a cair.

Ajuda na prevenção e combate ao câncer

 A ação da vitamina C na luta  contra o câncer, pesquisas recentes apontam para os benefícios da casca do limão nesta luta. Uma das mais importantes descobertas mostra que a casca do limão ajuda a erradicar toxinas do nosso organismo. Os agentes responsáveis por este benefícios seriam substâncias conhecidas como flavonoides e limonóides, presentes no limão e em algumas outras frutas cítricas.

 Proteção contra a artrite reumatoide

Frutas cítricas, como laranjas e limões são ricas em vitamina C – um componente necessário para a síntese de colágeno, que ajuda a construir e reparar vasos sanguíneos, tendões, ligamentos e ossos e é, portanto, útil para pessoas com osteoartrose, ou artrite reumatoide. A recomendação diária de vitamina C, advindas de frutas cítricas nos Estados Unidos é de 75 gramas por dia para mulheres adultas, e 90 gramas por dia para os homens.

 Ajuda a perda de peso

 Especialistas também defendem o consumo da água com limão porque hidrata o corpo além de evitar o consumo de outras bebidas mais calóricas.
 o suco de limão auxilia na redução de peso pois tem  grande quantidade de fibra pectina, que auxilia o organismo contra os ataques de fome.  Tomar de suco de limão espremido em água é mesmo um facilitador da perda de peso.



Protetor para os dentes

O suco de limão também é comumente indicado por dentistas de diferentes especialidades. O suco do limão espremido na hora pode ser aplicado para amenizar dores de dente e também serve para massagear a gengiva para diminuir sangramentos e eliminar mau cheiro causado por gengivites.

Bom para pessoas com hipertensão

Beber suco de limão é útil para pessoas que sofrem de problemas cardíacos porque contém potássio. Ele controla os sintomas da pressão arterial elevada como tonturas e náuseas, porque proporciona uma sensação calmante. Por causa desta propriedade ele também serve para reduzir o stress mental e depressão.

 Pode ajudar a tratar pedras nos rins
O suco de limão pode ajudar a proteger contra a formação de pedras nos rins, de acordo com um estudo publicado em 2007 na BMC Urology. Realizado em ratos, o estudo descobriu que beber suco de limão impediu os níveis de cálcio nos rins subirem.




Saúde oral


Um copo de suco de limão na parte da manhã serve para manter a saúde da boca. Suas propriedades antibacterianas eliminam as bactérias causadoras do mau hálito. Ele também melhora a dor de dente e trata sangramentos e inflamações provenientes de doenças bucais como a gengivite. 

Diurético natural

O suco de limão evita infecções do trato urinário. Isto porque é um diurético natural, que aumenta a produção de urina e a frequência com que se vai ao banheiro, portanto, elimina rapidamente as bactérias que podem causar infecções no trato urinário.

 Benéfico para a pele e os cabelos

O suco do limão é um antisséptico natural e suas propriedades podem curar diversos problemas relacionados com a pele. Ele pode ser aplicado para reduzir a dor de queimadura do sol e ajudar a aliviar a dor por picadas de abelhas. O suco também pode ser aplicado na pele para o tratamento de acne e eczema.
A vitamina C, abundante no limão, também cura tecidos danificados, clareia manchas escuras, evita acne e manchas e ajuda a reduzir os danos do sol, evitando assim rugas e o envelhecimento precoce.

Fica a Dica!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Benefícios do Alho

Alguns Beneficios do Limão

Benefícios da Lentinhas