BENEFÍCIOS DA QUINOA


          BENEFÍCIOS DA  QUINOA


Ela é  conhecida  como um superalimento ou um supergrão. 
É  popular entre as pessoas que querem manter a saúde e estão sempre em busca de alimentos mais completos e saudáveis.  Apesar de ser uma semente pequena, tem muitas  proteínas, fibras e várias vitaminas e minerais.
A quinoa não tem  de glúten e pode ser usada como um substituto para o arroz em todos os tipos de pratos.


                            História  da quinoa

Quinoa significa “grão materno” no idioma inca. Ela é originária da Cordilheira dos Andes, e durante milênios, foi o alimento básico para os povos nativos daquela região.
A quinoa é considerada como um grão mais na  verdade é semente de uma planta chamada Chenopodium quinoa, nativa do Peru, Chile e Bolívia e relacionada com a beterraba, a acelga e o espinafre. Quando cozida, a quinoa é macia com um ligeiro sabor de noz. Ela também pode ser consumida na forma de farinha e flocos e adicionada a vários pratos salgados ou na massa de bolos e pães.

A quinoa é utilizada da mesma maneira que os cereais e grãos integrais e também possui um perfil nutricional semelhante.
As quinoas mais comuns disponíveis nas lojas são a quinoa branca, vermelha e preta.
Grãos integrais, como a quinoa fornecem vitaminas essenciais, minerais e fibras que ajudam a regular o sistema digestivo, ao contrário das farinhas brancas e arroz branco que nos fornecem apenas carboidratos simples, com pouco valor nutricional e que são rapidamente digeridos.

                     Valor nutricional da quinoa

A quinoa não tem glúten e contém ferro, vitaminas do complexo B, magnésio, fósforo, potássio, cálcio, vitamina E e fibras. Ela é  considerada uma proteína completa, composta por todos os aminoácidos essenciais. Quinoa também tem uma elevada proporção de proteína quando comparada com outros grãos. 
Um quarto de copo de quinoa seca contém 160 calorias, 2,5 gramas de gordura (0 gramas de gordura saturada e trans), 0 gramas de colesterol e de sódio, 27 gramas de carboidratos (3 g de fibras e 0 gramas de açúcar), e 6 gramas de proteína.


                             Benefícios

  Quinoa contém alta concentração dos antioxidantes de quercetina e Kaempferol
O bem que a quinoa  proporciona à nossa saúde vai além das vitaminas e minerais que estamos familiarizados. ela possui micronutrientes  saudáveis e entre eles estão moléculas interessantes chamados flavonoides. Estes são antioxidantes vegetais que têm se mostrado  benéficos à saúde.Dois flavonoides em particular, quercetina e Kaempferol, encontrados em grandes quantidades na quinoa, que têm ação anti-inflamatória, antiviral, anticancerígena e antidepressiva.

Quinoa é  rica em proteínas e tem todos os aminoácidos essenciais ao nosso organismo

A Quinoa é um alimentos vegetais que fornece proteínas completas, contendo todos os aminoácidos essenciais para um equilíbrio saudável do organismo
Os aminoácidos essenciais são aqueles que o organismo não consegue produzir por conta própria, portanto precisam ser ingeridos através da alimentação. As proteínas são feitas a partir dos aminoácidos e são consideradas completas quando contêm todos eles em praticamente igual medida.
quinoa é  uma fonte completa de proteínas e, portanto, um alimento excelente para vegetarianos e veganos que não consomem proteína animal.

 Quinoa é um alimento  para pessoas com intolerância ao glúten

A quinoa diminui do risco de alergia, especialmente para pessoas que têm reações adversas a certos grãos por causa do glúten. Várias organizações públicas têm recomendado quinoa como um substituto para o trigo, sempre que é necessário evitar a ingestão desta proteína.
Por esta característica e também pela facilidade em ser digerida, a quinoa também se tornou um alimento indicado na dieta de crianças e bebês.

A quinoa pode ajudar na redução do colesterol

O teor significativo de fibras da quinoa pode auxiliar na redução dos níveis de colesterol. As fibras ajudam na digestão dos ácidos biliares que são feitos, em parte, de colesterol. Com a melhora da digestão, o fígado absorve o colesterol do sangue para criar mais ácidos biliares, reduzindo assim a quantidade de LDL, o mau colesterol.
 Já foi provado é que a quinoa possui flavonoides benéficos à manutenção da saúde do coração.
 A quinoa fornecer gordura monoinsaturada saudável para o coração através do seu teor de ácido oleico, bem como de ômega 3. Uma vantagem da quinoa sobre os outros grão que possuem gordura monoinsaturada é que a maioria deles perde seus ácidos graxos saudáveis ​​quando cozidos, mas os nutrientes da quinoa se mantêm mesmo depois de fervidos.

Quinoa tem um baixo índice glicêmico

O índice glicêmico da quinoa é de 53, o que é considerado baixo. Esta é a razão pela qual o alimento é digerido de forma mais lenta pelo nosso organismo e é indicada para diabéticos porque não causa elevações bruscas do índice de açúcar no sangue.


Quinoa pode ajudar na perda de peso


A quinoa tem várias propriedades que ajudam  a perda de peso e esse é um dos benefícios da quinoa mais apreciados.
Ela é rica em proteínas e pode aumentar o metabolismo e reduzir o apetite significativamente.
A grande quantidade de fibras também ajuda a aumentar a sensação de saciedade, fazendo diminuir a ingestão de calorias totais.
O fato de a quinoa ter um baixo índice glicémico é outra característica importante. Alimentos com esta propriedade são digeridos mais lentamente pelo organismo e mantém a sensação de saciedade por mais tempo.


Quinoa na sua alimentação diária

É fácil incorporar quinoa à dieta. Basta usá-la no lugar do arroz em qualquer receita. Seus pequenos grãos cozinham em menos de 15 minutos e seu sabor sutil faz com que ela seja um ingrediente versátil na cozinha. Ela pode ser comida como prato principal, adicionada a pratos quentes ou ainda temperada como salada fria.

Como selecionar e guardar a quinoa

 A quinoa é encontrada em supermercados maiores ou em lojas de alimentos naturais.É importante  verificada na quinoa é se não há nenhuma evidência de umidade.
Ao cozinhar, lembre-se que a quinoa expande várias vezes seu tamanho original durante o processo de cozimento.
Armazene a quinoa em um recipiente fechada para mantê-la fresca por mais tempo, pode ser mantido na geladeira de três a seis meses.


 Fica a Dica!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Benefícios do Alho

Cuide da sua Saúde

Alguns Beneficios do Limão