Alimentos Ricos Em Vitamina D









O sol é a principal fonte de produção da vitamina D isso acontecer  por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância.
 Alguns alimentos  também são fontes da vitamina D.
Mais sol o responsável por 80 a 90% de toda a vitamina D que o corpo recebe. Um adulto deve consumir, em média, cinco microgramas por dia dessa vitamina e garantir uma exposição à luz solar de 20 minutos diários.
 É importante consumir alimentos ricos em vitamina D.
Encontrar nos alimentos dois tipos de vitaminas D, a vitamina D3 e D2. A primeira é a forma mais poderosa e efetiva da vitamina, sendo até duas vezes mais poderosa do que a D2.
 Principais alimentos ricos em vitamina D, especialmente de origem animal 

Óleo de fígado de bacalhau e Arenque frescouma das fontes mais generosas de vitamina D.

Ostras: também são ricas em proteínas, baixas em calorias e possuem outros tantos nutrientes que proporcionam saúde para o organismo.

 Salmão: Seja cru, assado ou frito, além do sabor, é fonte de ômega 3 e outros nutrientes importantes para o corpo humano;
O consumo de peixes gordos aumentam a quantidade dessa vitamina no organismo de forma considerável. Mas não se esqueça que a principal fonte dessa vitamina para o nosso organismo é a exposição ao sol! 


Atum: contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, evitando doenças graves, como o câncer.

– Sardinha: também é rica em omega 3, e recomendada no combate aos diversos tipos de doenças, incluindo problemas cardiovasculares.

– Ovos: principalmente a gema, pois se trata de uma fonte bastante importante de vitamina D, sendo indispensável no cardápio; o ovo é um dos alimentos ricos em vitamina D mais versáteis e nutritivos.


 Fígado de galinha e fígado bovino

Outro dos alimentos ricos em vitamina D é o bife de fígado. Por cada 100 gramas, este apresentará 10% da DDR, sendo ainda uma fonte fabulosa de proteínas e de ferro para a gestante.
Sendo cozido ou assado, este alimento irá apresentar-se como uma boa fonte de vitamina D.

 LaranjaSuco de Laranja – 45 UI de vitamina D (1 copo). Além disso, estudos têm mostrado que o ácido ascórbico presente no suco de laranja pode ajudar na absorção de cálcio


Cogumelos shiitake: o processo de secagem dos cogumelos ajudam a liberar uma boa quantidade de vitamina D.
vitamina contribui para o crescimento do corpo, fortalece os dentes e ossos, ajuda na hipertrofia, diminui a acne e melhora a fertilidade. Mas, seus benefícios não param por aí.
Consumir alimentos ricos em Vitamina D é extremamente benéfico para a saúde, que incluem 

Melhora a Resistência física:

A vitaminaD melhorar o condicionamento físico. Isso porque aumenta a energia e reduz os níveis de estresse oxidativo nos músculos após o exercício. 

Fortalece os ossos

 Doses diárias de vitamina D fortalece os ossos e reduzem o risco de osteoporose  e também fortalece os dentes.  pois ela aumenta a absorção de cálcio e fósforo no intestino e facilita a entrada desses minerais nos ossos.

Previne o diabetes

Preveni a diabetes. Ela atua na manutenção da saúde do pâncreas, que é o responsável pela produção de insulina;

Previne a obesidade 

Baixos níveis dessa vitamina no sangue provocam o aumento da sensação de fome e a diminuição do metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia e acumule mais gordura. Portanto, o consumo de vitamina D ajuda a prevenir a obesidade

Melhora a imunidade

 A vitamina D ajuda a melhorar o sistema imunológico e reduzir a inflamação no organismo, porque diminui a produção de substâncias inflamatórias e ajuda no combate a doenças autoimunes, como psoríase, artrite reumatoide e lúpus;

Combate a depressão

 A vitamina D reduz os sintomas de depressão, visto que estimula a energia do corpo e reduz os níveis de estresse.

Previne o câncer

  Consumir os alimentos ricos em vitamina D, é  bom para  controlar a morte de células, diminuindo a formação de células deficientes que provocam o câncer, principalmente de mama, próstata, colorretal e renal.

Previne doenças cardíacas:

 O hormônio que regula a pressão arterial, a vitamina D também participa no controle da contração do músculo cardíaco e permite o relaxamento dos vasos sanguíneos.
 A falta de vitamina D no organismo , gera deficiências no organismo e aumenta as chance de várias doenças, como: gripe, doenças respiratórias, fraqueza muscular, Psoríase, doença renal crônica, diabetes, asma, doença periodontal, doenças cardiovasculares, esquizofrenia, depressão, e câncer .

Fica a Dica!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Benefícios da Lentinhas

Benefícios do Alho

Cuide da sua Saúde