Benefícios do Açafrão




                                      Benefícios do Açafrão          


O açafrão é uma planta  originária da Ásia. Sua utilização mais comum é em forma de tempero, especiaria.Ela é da familia do gengibre.
Pode ser chamado também de açafrão-da-terra, cúrcuma, açafrão da Índia e gengibre amarelo.
 O açafrão se destaca por oferecer inúmeros benefícios à saúde, especialmente devido à presença da curcumina, um flavonoide que é seu principal componente.

O açafrão tem componentes com poderosas propriedades medicinais.
A curcumina é a responsável pela ação anti-inflamatória, antioxidante, antidiabética, antitumoral, antiviral, antibacteriana e antifúngica


                                O açafrão  melhora da função cerebral
O açafrão tem papel de aumentar o fator neurotrófico, que é responsável pela multiplicação de neurônios e formação de novas ligações e sinapses entre eles, melhorando, assim, a função cerebral e reduzindo os riscos de doenças como o Alzheimer”, 

       O açafrão  ajudar a reduzir o risco de doenças do coração
 Isso acontece devido à sua potente ação antioxidante, que combate o excesso de radicais livres, causadores do chamado estresse oxidativo (que, por sua vez, está associado às doenças cardiovasculares.
Além disso, o açafrão tem atuação na redução do  colesterol ruim.

         O açafrão pode ajudar a prevenir o cancro
Os componentes fitoquímicos do açafrão possuem ação anti-inflamatória, reduzindo a inflamação no organismo, e o desenvolvimento de tumores está relacionado a um meio pró-inflamatório no organismo. Estudos também indicam que os fitoquímicos presentes no açafrão inibem a proliferação das células cancerígenas.
                                     Outros Benificios do açafrão.


                                            Perda de peso

É um dos principais benefícios do açafrão, uma vez que  aumentar a serotonina no cérebro, hormônio que tem influência direta em nosso apetite ao ingerir o açafrão, as pessoas senti menos fome. A própria influência do extrato em problemas emocionais tem seu reflexo no maior bem estar, o que consequentemente alivia a vontade de comer, que geralmente está ligada a algum descontrole emocional.

                              Ossos e massa muscular


O açafrão também ajuda a desenvolver ossos saudáveis e fortes e um bom tônus muscular, como resultado de seu alto nível de magnésio, que aumenta a absorção de cálcio nos ossos e assegura o bom funcionamento dos músculos e do coração.

 Antidepressivo


 Uma  das propriedades do açafrão é ajudar na produção de serotonina, que ajuda a elevar o humor. levando o  sangue para o cérebro  reduzindo  a depressão e apreensão, melhorando o humor. Proporcionando uma  sensação de bem-estar.

                                    Para o Coração

As propriedades do açafrão antioxidantes ajudam na redução do colesterol e triglicérides no organismo, evitando problemas circulatórios. Também ajuda a bombear de oxigênio, tornando o sistema circulatório mais eficiente.

Na prevenção do câncer

Os carotenoides do açafrão, crocin e safranal, possuem propriedades que podem ajudar a inibir o crescimento de tumores no organismo. As substâncias mostraram serem benéficas na proteção contra os câncer de cólon, fígado e do ovário.

                                          Para a Pele

As propriedades do açafrão antibacterianas podem ser muito benéficas à pele. O extrato é capaz de reduzir a acne, sendo aplicado diretamente sobre a área afetada. Ele age ainda como um esfoliante natural e pode ajudar na remoção de células mortas. Além disso, ao ser aplicado junto com o leite, pode clarear a pele ou remover pigmentos.

                                           Prevenção de Artrite
A redução da erosão óssea ainda faz parte dos benefícios do açafrão, além deste ajudar na cura de dores e inchaço nas articulações. Pode ser ingerido para prevenção de artrite por seus benefícios anti-inflamatórios.

Contraindicação e efeitos colaterais

Ainda que seja uma substância natural, é necessário ter atenção na dosagem e observar os possíveis efeitos colaterais, ainda que não atinja a maioria dos consumidores. A ingestão de grandes quantidades não é indicada a mulheres grávidas.


Fica a Dica!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Benefícios do Alho

Benefícios da Lentinhas

Cuide da sua Saúde